sábado, 18 de outubro de 2008

Música e Cinema: Pedro e o Lobo

Para quem gosta de música e também de animações, abaixo um trecho do DVD "Peter and the Wolf", ganhador do Oscar de melhor curta de animação 2008. Prokofiev, o autor da magnífica música, escreveu a obra Pedro e o Lobo em 1936, quando retornou para a então União Soviética. A obra é repleta de sons da natureza e de leitmotifs. É uma história para crianças e adultos sobre um garoto que decide caçar um lobo. Na história original, assim como em Chapeuzinho Vermelho, o lobo é morto sem piedade, o que contrasta com a versão deste DVD, onde temas ecológicos são evocados e Pedro se torna simpatizante do lobo. Além disso, o filme é uma narração muda e muito bem feita porque as imagens falam por si mesmas, o que é uma vantagem já que você pode comprar o DVD em qualquer país sem se preocupar com o idioma (na versão original existe um narrador; inclusive Sting e Cláudio Abbado produziram um ótimo DVD "Peter and the Wolf" em 2007). A técnica empregada é a de stop-motion, o que na minha opinião cai muito bem nesta animação, causando efeitos rústicos mas ao mesmo tempo artisticamente ideais para serem vistos por uma criança, ou um adulto querendo ser novamente criança. A diretora e roteirista Suzie Templeton ambienta a história na Rússia atual, mostrando a vida de um garoto que mora na zona rural russa.

Na música, os principais sons mimetizados por Prokofiev são o do pato (tema tocado no oboé), do passarinho (tema da flauta), gato (clarinete), avô de Pedro (sua voz é interpretada por um fagote), lobo (tema belíssimo e misterioso interpretado por três cornes franceses), e o tema (encantador e historicamente conhecido) de Pedro que é interpretado pelos naipes de cordas. Só para situar a música em seu tempo, na mesma época Heitor Villa-Lobos compôs as Bachianas Brasileiras n. 2, onde é tocado o famoso tema do Trenzinho Caipira.

DVD: Peter and the Wolf, 2006. Diretor: Suzie Templeton. Música: Sergei Prokofiev. Interpretação: Philarmonia Orchestra. Gravado no Royal Albert Hall em 2006.
Minha cotação:
Como adquirir:
Site da Amazon (clique para comprar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário