terça-feira, 10 de agosto de 2010

Para quem quiser assistir ao Festival de Bayreuth

Para ir ao Festival de Bayreuth, na cidade de mesmo nome, na Alemanha, precisa-se reservar os ingressos com sete anos de antecedência.

Para quem não sabe, o Festival de Bayreuth, que está acontecendo agora no período de verão, é um festival dedicado às óperas de Wagner. Talvez o maior festival de ópera do mundo.

Uma das primeiras pessoas a assistir ao primeiro festival em 1876 foi um brasileiro: Pedro de Alcântara Gonzaga. No livro de assinaturas pode-se ver o seu nome e sua profissão: imperador do Brasil. Há até uma curiosidade: no início da carreira de Wagner, quando ainda era pouco conhecido, ele recebeu um convite de Pedro II para reger no Rio de Janeiro.

Bem que o Lula poderia contratar o Pierre Boulez para trabalhar no Brasil...

Atualmente, os ingressos mais caros em Bayreuth estão na faixa dos 300 euros. Nada mal, se pensarmos que para assistir a um show de Madonna em Berlin você vai pagar bem mais que isso. E os ingressos mais baratos estão na faixa dos 15 euros. Coisa que a Madonna não faz!

Para quem quiser saber mais sobre o evento ou quiser reservar ingressos, vá até a página do festival (informações em inglês ou alemão):



Uma palhinha do que pode-se ver por lá, por exemplo, o início do terceiro ato da segunda ópera do ciclo do anel, "A Valquíria" ("Die Walküre"). Provavelmente você irá reconhecer o tema das Valquírias ou da chefe delas, Brünhilde, que denota o trabalho de carregar e introduzir herois valorosos no salão de Valhalla (dos deuses nórdicos). Abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário