quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O vírus da notícia falsa assola a internet

Não sei quem as cria. Mas muita gente acredita.

Um exemplo renomado e decadente é o que noticiou que cristãos foram queimados vivos por muçulmanos da Nigéria.

Tomou-se uma foto das consequências da explosão de um caminhão tanque no Congo. Quase 300 corpos carbonizados no meio da rua.

Assim que se tem a foto em mãos, pode-se inventar o que quiser para explicar o ocorrido.

Sem dúvida, algum grupo de cristãos fanáticos  inventou a falsa história para fabricar a falsa ideia de que existe uma nova onda de perseguição aos cristãos no mundo.

Voltemos no tempo... Entre os anos 50 d.C. e 300 d.C. realmente o Império Romano caçava cristãos para morrer no circo por considerá-los uma ameaça ao estado. Depois da conversão de Constantino ao cristianismo, mais ou menos no ano 311 d.C., houve algumas décadas de paz e muitas religiões conviviam em paz no Império. Por volta do ano 380 d.C., o imperador Teodósio decretou que a única religião oficial do império era o cristianismo e que qualquer outra era proibida sob pena de morte. E a perseguição a pagãos, judeus e correntes cristãs que destoavam da corrente principal, foram massacrados no Egito, na Grécia, na Itália, no Oriente Médio, na Espanha...

Os perseguidos tornaram-se perseguidores...

Assim é a história: as minorias sempre são perseguidas, pois o medo do diferente é a consequência mais infeliz da complexidade da mente humana.

Veja mais em:
http://judsoncanto.wordpress.com/2011/11/04/noticia-de-cristaos-queimados-vivos-e-falsa/

Congoleses mortos em explosão

2 comentários:

  1. Concordo plenamente que existem montagens falsas que circulam pela rede e muitos se manifestam sem saber exatamente do que se trata. Recentemente circulou uma imagem no facebook onde aparentemente uma caçamba esvazia um monte porquinhos de mortos, com total falta de escala e ambiente circundante, numa nítida montagem. A imagem sugere rever os conceitos, porem obviamente não são porcos abatidos para consumo (não são deste tamanho) e eles não são abatidos desta forma para consumo (não que seja uma forma não dolorosa). É uma montagem, e mesmo que fosse verdadeira seria o descarte por alguma doença ou algo assim. Mesmo assim muitas pessoas cultas, inteligentes e muito bem informadas compartilharam a imagem, num pretenso discurso de conscientização.

    Por outro lado, sobre cristão queimados vi a postagem de vídeos, e se procurar no youtube vc encontrará vários. São verdadeiros ou falsos? (Não posso colocar os links agora porque não tenho acesso).

    ResponderExcluir
  2. Pelo que tenho visto, acredito que existem vídeos verdadeiros sobre a perseguição a cristão, já que na Indonésia, algumas regiões da Índia e em alguns países muçulmanos, o fanatismo tem queimado igrejas católicas e evangélicas. Lugares que ainda vivem na idade média ocidental, onde era legalizada a perseguição a não cristãos. Conheço muitos católicos que falam mal dos direitos humanos, mas se não fosse pelos direitos humanos e pela ONU, talvez nos países islâmicos haveria muito mais perseguição.

    ResponderExcluir